MENU

FECHAR

Artigos e Notícias

Diabetes Mellitus

O que é o diabetes?

O diabetes mellitus é uma doença caracterizada por uma deficiência de insulina causando um aumento da glicose. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, um órgão localizado no abdome logo atrás do estômago. A ação principal da insulina é levar a glicose do sangue para dentro das células. Quando existe uma diminuição da produção ou um comprometimento da ação da insulina, a glicose acumula no sangue e começa a provocar os sintomas do diabetes.

O diabetes é muito frequente?

Sim. Hoje se estima que 7,6% da população é portadora de diabetes e, o que é mais preocupante, quase a metade não sabe que possui a doença. No mundo inteiro, há pelo menos 130 milhões de diabéticos e a expectativa é que em 2025 este número chegue a 300 milhões. Este aumento da incidência do diabetes está relacionado ao maior número de pessoas com excesso de peso e obesidade, ao crescente sedentarismo, à maior expectativa de vida da população em geral e à maior sobrevida dos pacientes diabéticos.

Quais são os tipos de diabetes?

Os principais tipos de diabetes são o tipo 1, o tipo 2 e o diabetes gestacional.O diabetes tipo 1 aparece geralmente antes dos 30 anos e existe uma deficiência quase completa de insulina. Anticorpos do próprio organismo promovem uma destruicão progressiva das cúlas que pdoÉ causado por uma destruição das células do pâncreas. Representa aproximadamente 10% dos diabéticos.O diabetes tipo 2 aparece geralmente após os 40 anos, tem forte fator hereditário e frequentemente está associado à obesidade e ao sedentarismo. Neste tipo, a insulina pode estar até aumentada mas não funciona adequadamente: é o que chamamos de resistência à insulina. Representa aproximadamente 90% dos casos de diabetes.O diabetes gestacional é uma situação transitória que ocorre apenas durante o período da gestação devido aos hormônios da gravidez que aumentam a glicose e diminuem a ação da insulina. Na grande maioria dos casos, a glicose normaliza após o parto.

Quais são os sintomas do diabetes?

O excesso da glicose no sangue e na urina provocam os principais sintomas do diabetes: perda de peso, beber muita água e urinar muito. No diabetes tipo , estes sintoams aparecem de maneira abrupta e intensa podendo até chegar ao coma se não tratado rapidamente. No diabetes tipo 2, os sintomas ocorrem de maneira lenta. Outros sintomas frequentes são visão turva, tonturas, fraqueza, impotência e dormências.

Como é feito o diagnóstico do diabetes?

Através da dosagem de glicose pelo exame de sangue . Uma glicose de jejum maior que 126 mg% ou uma glicose ao acaso acima de 200 mg% confirmam o diagnóstico de diabetes.

Fatores de risco

• Pessoas que têm familiares próximos com diabetes 
• Obesidade (principalmente abdominal) 
• Quem tem tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol 
• Doenças concomitantes de pâncreas ou endócrinas
• Sedentarismo (inatividade física)
• Pessoas com idade superior a 40 anos
• Diabetes gestacional
• Mulheres que tiveram diabetes na gravidez ou crianças com peso à nascença igual ou superior a 4kg.

Postado por Equipe Menzen

Nossa equipe multi-profissional possui experiência e capacitação nas diversas áreas em que atuamos. Nossos equipamentos automatizados possibilitam precisão e rapidez na liberação dos seus resultados.